Farmácia de Luto chega à Assembleia da República

06.11.2012Petição reúne 320 mil assinaturas - Os promotores da ação de sensibilização “Farmácia de Luto” - em comitiva composta por João Cordeiro, da Associação Nacional das Farmácias, Henrique Reguengo, do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, Duarte Santos, da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos e Teresa Torres, da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia - entregam amanhã, às 10h30, na Assembleia da República, a petição em defesa da farmácia.

O documento conta com mais de 320 mil assinaturas, a maior petição da história da democracia portuguesa.

Os peticionários exigem uma alteração das políticas do setor conduzidas pelo Governo - que penalizam o acesso ao medicamento e podem levar ao encerramento de 600 farmácias em 2013 – de modo a que o setor sobreviva à profunda crise em que se encontra.

A ação de sensibilização “Farmácia de Luto” surgiu como forma de protesto contra as alterações na política do medicamento. A iniciativa arrancou no a 24 de Setembro com o lançamento de uma petição pelo acesso de qualidade aos medicamentos e condições necessárias ao normal funcionamento das farmácias, em farmácias de todo o país – vestidas de luto – e numa plataforma online.

No dia 13 de Outubro teve lugar em Lisboa, no Campo Pequeno, a Reunião Magna da Farmácia, que contou com a participação das entidades promotoras da ação e de todos os que estão empenhados na defesa da Farmácia - estudantes, jovens farmacêuticos, profissionais de farmácia, farmacêuticos e seus familiares, num total de mais de 6 mil pessoas.

No final, os participantes dirigiram-se numa marcha até ao Ministério da Saúde onde entregaram a petição com as assinaturas à altura e deixaram as chaves das farmácias em gesto simbólico de repúdio pela situação criada, numa manifestação de solidariedade sem precedentes na sociedade portuguesa.

As Entidades promotoras:

AECFUL - Associação de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade Lusófona

AEFFUL - Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

AEFFUP - Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto

ANF - Associação Nacional das Farmácias

APEF - Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia

APJF – Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos

NCF/ AEISCSN - Núcleo de Ciências Farmacêuticas da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte

NEF/AAC - Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra

NECF/ AEISCSEM - Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

NECiFarm - Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Algarve

Ubipharma - Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade da Beira Interior

SNF - Sindicato Nacional dos Farmacêuticos