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Cartão Saúda vs Loopfarma - Alternativa e 4 Diferenças para a Farmácia

Sim é verdade: O Cartão Saúda é um dos cartões de fidelidade mais utilizados em Portugal com mais de 3 milhões de pessoas registadas, mas sabia que como gestor da Farmácia pode poupar centenas (ou milhares) de euros por ano ao mudar para uma alternativa às Farmácias Portuguesas?

Com quase 2000 Farmácias aderentes este torna-se o "cartão das farmácias" como dizem ao balcão.

Ir à sua Farmácia ou à mais próxima da sua é igual para o cliente.

O que é fantástico: as pessoas ganham os pontos em várias Farmácias e descontam numa qualquer. Sem obrigação de voltar a uma em específico e de ficarem fidelizadas.

Provavelmente já se deparou com este cenário muito comum e, no final do mês, pergunta-se porque o seu saldo de pontos não está a negativo.

A verdade é que existe uma alternativa melhor e mais económica para a Farmácia.

Prepare-se, vá buscar um café ou chá, e sente-se confortável para a leitura que vai ter.


Porquê ter uma alternativa ao Cartão Saúda?

O Cartão Saúda é o programa de fidelidade mais utilizado pelas Farmácias porque foi um dos primeiros a existirem e está associado à Associação Nacional das Farmácias.

Contudo toda a dinâmica de atribuição e rebate de pontos não beneficia a Farmácia.

Quantos mais pontos dá, maior a probabilidade de ter uma fatura volumosa no final do mês.

Para o proprietário da Farmácia tem de estar em cima dos números, para as equipas têm de estar sempre a sugerir rebater pontos por vales ou produtos em cada atendimento.

Este stress contínuo e diário apenas cria maior pressão comercial no atendimento em detrimento de se focar em prestar o melhor aconselhamento farmacêutico possível ao cliente.

Os maiores problemas que as Farmácias encontram ao utilizarem o Cartão Saúda são:

  • Imprevisibilidade e contabilização do total dos custos do programa;

  • Pontos atribuídos são depois rebatidos noutras farmácias;

  • Desvalorização do valor do ponto quando os rebate por Vales Saúda (4c vs 5c);

  • Rebates Vales Indústria não deveriam aparecer na fatura e nas contas para o saldo de pontos;

  • Nos rebates em produtos a farmácia paga o custo do produto.

Por último e nao menos importante o facto de não fidelizar à sua Farmácia mas sim a todas as Farmácias.


Uma visão geral da alternativa ao Cartão Saúda

Se está à procura de alternativa ao Cartão Saúda a sua maior preocupação provavelmente é se existem sistemas integrados e sincronizados com o Sifarma para que não acrescente mais tempo ou mais passos nos seus atendimentos.

A Loopfarma criou um sistema 100% integrado e personalizado que permite ter controlo total do programa sem surpresas no final do mês.

Vamos abordar estes temas e outros divididos em 4 pontos:

  1. Custos para a Farmácia

  2. Personalização

  3. Integração e Funcionalidades

  4. Exclusividade e App

A Loopfarma é uma alternativa completa, farmacêutico-friendly e dinâmica de um programa de fidelidade com todas as funcionalidades que precisa para substituir o Cartão Saúda.

Vamos explorar cada um dos pontos em maior detalhe:


  1. Custos para a Farmácia

Uma das maiores dores para as Farmácias que usam o Cartão Saúda é não conseguirem saber o total do custo mensal que têm com as Farmácias Portuguesas ou terem algum controlo sobre o mesmo.

Apesar do programa das Farmácias Portuguesas não tem nenhuma mensalidade associada, o valor final a pagar (ou receber) pela Farmácia vai depender de:

  • O nível de utilização do Cartão Saúda (se entre 10%-40% não paga nada)

  • Total de pontos atribuídos (5% do total da vendas - excepto MSRM e leites para bebés)

  • Pontos rebatidos por produtos (+ o custo do produto)

  • Pontos rebatidos por Vales Saúda (com desvalorização)

  • Diferença (saldo) de pontos atribuídos vs rebatidos

(e não, os Vales Indústria não entram para esta contabilização por muito que a Farmácia possa pensar que sim)

Contudo a maior desvantagem é que a Farmácia está logo a pagar em cada atendimento que atribui pontos. Se não os conseguir rebater vai pagar logo esses 5%.

O que é contraditório ao que deverá ser um programa de fidelidade.

Num programa de fidelidade como o do Continente o cliente tem de voltar a comprar para poder utilizar os 5% que ganhou de saldo no cartão, só nessa altura é que a loja tem o custo associado com a fidelização. Se o cliente não voltar a loja não tem o custo dos 5%.

Um exemplo prático que acontece com as nossas Farmácias que têm o programa de fidelização da Loopfarma:

  • O cliente vai à Farmácia fazer as suas compras;

  • Ganha 5% em cartão (ex. gastou 100€ ganhou 5€);

  • Farmácia não tem qualquer custo associado: apenas "carregou" o cartão com 5€ fictícios, se o cliente não voltar não "deu" os 5€;

  • Se o cliente voltar pode querer utilizar ou não os 5€;

  • Se quiser quiser utilizar os 5€ então terá de realizar uma compra, só nesta altura é que a Farmácia teve o custo da sua fidelização e garantiu que o cliente voltou à sua Farmácia.

Na Loopfarma não existe diferenças de saldos, desvalorizações, nem pontos expirados ou rebatidos noutras Farmácias que possam imputar custos extra para a Farmácia.

A Farmácia tem apenas uma mensalidade fixa sem limites de utilização, clientes ou saldos. Mais simples é impossível.

É como ver Netflix: por mais filmes ou séries que veja a mensalidade não muda, logo não há surpresas no final do mês nem pressão para toda a equipa.

Com o sistema de fidelização da Loopfarma a Farmácia não tem de se preocupar em rebater, mas sim de atribuir o máximo possível!

Isto inverte totalmente a lógica e dinâmica a que está habituada desde há muito tempo, com resultados muito melhores quer para a Farmácia quer para os clientes (não têm desvalorização dos seus pontos como acontece na troca por Vales Saúda).


  1. Personalização

Com o Cartão Saúda a sua Farmácia está limitada às regras que tem atualmente criadas pelas Farmácias Portuguesas para todas as quase 2000 farmácias:

  • 1 € = 1 ponto (como o ponto vale 0,05€, atribui 5% em cada atendimento);

  • Aplicável e igual para todos os produtos - excepto MSRM e leites para bebés;

  • 1 ponto extra na primeira compra do dia;

  • Igual para todos os tipos de clientes;

  • Rebate de vales saúda (por dinheiro) em qualquer produto.

O que lhe deixa com pouca ou praticamente nenhuma margem para adaptar à sua realidade de conseguir personalizar como deseja.

Na Loopfarma acreditamos que a personalização é o mais importante.

Por isso desenhamos um sistema que permite à Farmácia ter o seu único e exclusivo programa de fidelidade com as vantagens competitivas que lhe fazem mais sentido:

Euros vs Pontos

Aqui saldo é em Euros e não em pontos como o Cartão Saúda - o que permite ao cliente saber exatamente quando ganha e quanto tem para utilizar na farmácia sem ter de realizar conversões.

Regras de personalização

Com a Loopfarma a Farmácia consegue criar todo o tipo de regras que deseja para ter um programa único e desenhado à sua medida.

Pode criar regras de atribuição de saldo por Categoria: Bebé e Mamã tem 20%, produtos da Diabetes tem 0%, MNSRM tem 5% e Suplementos 10%, por exemplo.

Pode também criar regras por Produto: Coffres da Caudalie tem 15% de saldo em cartão, por exemplo.

Pode ainda brincar e criar regras por IVA do produto, excluir determinados produtos e criar campanhas específicas para o dia ou semana como por exemplo: "Apenas hoje e amanhã 25% em cartão em todas as vitaminas C".

Mas não é tudo: em vez de % pode também ser em valor: "Na compra de um produto Filorga ganha 10€ no seu cartão" o que é mais impactante e a pessoa sabe exatamente logo quanto vai receber.

Outra ideia é utilizar cada vez mais as promoções que faz na sua Farmácia e convertê-las para ganhar saldo no cartão em vez de dar logo o desconto ao cliente.

Tipos de clientes

É muito comum a Farmácia ter pelo menos 2 tipos de clientes: os "VIP" e todos os outros.

Neste grupo dos "VIP" há Farmácias que para os diferenciar dão descontos diretos ou condições diferenciadas.

Com o Cartão Saúda não consegue criar uma segmentação e personalização de clientes para estes terem acesso a outras condições.

Contudo na Loopfarma consegue criar regras específicas para estes clientes e automaticamente recebem 10% em vez de 5%, por exemplo. Apenas tem de configurar uma única vez e já está.

Onde podem rebater

Aqui tal como no Cartão Saúda, na Loopfarma também não há limite onde o cliente pode utilizar o seu saldo.

Contudo com o seu próprio sistema de fidelização pode criar as suas próprias regras de rebate.

Normalmente as nossas Farmácias permitem rebate de saldo em todos os produtos, mas pode dizer que não conseguem realizar rebates em produtos com promoção, ou numa categoria específica de produtos.


  1. Integração e Funcionalidades

Quando as Farmácias procuram uma alternativa ao Cartão Saúda, a integração com o Sifarma é a preocupação mais comum.

Ter um sistema que esteja sempre atualizado e em sintonia com o Sifarma é fundamental para conseguir ter uma excelente experiência de utilização e para os colaboradores sentirem que não os vais dar mais trabalho durante o atendimento.

Por isso desenhámos um sistema que está em permanente sincronização automática com o Sifarma:

  1. A atribuição de pontos acontece de forma automática no final de cada venda. Não precisa de se preocupar com nada que o nosso sistema automaticamente faz o match entre a venda, o cliente associado e os produtos comprados com as regras que criou e atribui o respectivo saldo.

  2. O rebate de saldo é também integrado com o Sifarma no novo módulo de atendimento para que não tenha de mudar de página ou ir ao nosso backoffice. Tudo acontece na página de atendimento.

  3. Quer consultar o saldo do cliente ou se já tem o cartão criado? Consegue também através de um widget durante o atendimento.

Tudo isto fornece à farmácia e à sua equipa uma experiência integrada, automática e que acrescenta precisamente este número de passos ao atendimento: 0.

O único trabalho extra que tem é criar a ficha do cliente para os que não têm cartão criado. O que demora sensivelmente 31s.


  1. Exclusividade e App

Já falámos deste ponto mas é importante voltar a referir. Este sistema não é partilhado por várias Farmácias (a não ser que tenha várias Farmácias e deseja que o programa seja partilhado entre todas), é um programa apenas seu que fideliza os clientes à sua Farmácia.

Para utilizarem o saldo que ganharam vão ter de voltar a comprar na sua Farmácia. É isto que se pretende com um programa de fidelidade.

E para potenciar ainda mais a fidelização e compras recorrentes, a Loopfarma desenvolveu também uma App exclusiva da Farmácia para os seus clientes.

Qual a vantagem de ter a sua App? Assim que o cliente termina a compra na sua Farmácia, recebe logo uma notificação push no seu telemóvel com o total de saldo ganho com a compra.

Ao abrir a App vê o saldo disponível para rebate e o total ganho com as compras na sua Farmácia.

Mais uma ferramenta para aumentar as compras dos seus clientes, pois sabem exatamente quando têm e o que estão a ganhar quando compram na sua Farmácia (além de todas as outras vantagens e loja online que tem com a App).


Escolher uma alternativa ao Cartão Saúda: Perguntas frequentes

Deixar o Cartão Saúda para outra alternativa pode ser assustador, especialmente se tem medo de perder clientes. Estas são as questões mais frequentes que provavelmente está a ponderar neste momento.


Os meus clientes vão deixar de vir à Farmácia?

Qual a % de clientes que apenas vai à sua Farmácia só porque tem Cartão Saúda? Destes qual a % de considera que seja fácil converter para o seu próprio cartão? É apenas uma estimativa, mas se vão à sua Farmácia não deverá ser só porque tem o Cartão Saúda.

O Cartão é físico?

O cartão é 100% digital. Se optar por ter também a App, o cliente consegue visualizar o seu cartão na App juntamente com o saldo disponível e o total ganho.

Qual o processo de implementação e formação para a equipa estar capacitada para a mudança?

A implementação é em 2 ou 3 dias. Realizamos as formações que forem necessárias para que a equipa fique totalmente à vontade com o sistema. Mas o mesmo é tão automático e simples que conseguem perceber rapidamente o seu funcionamento sem grandes dificuldades.

Tenho clientes muito fieis ao Cartão Saúda. Como faço nestes casos?

O cliente está fidelizado ao Cartão Saúda ou ao sistema de recompensa que o Cartão Saúda lhe dá? Provavelmente é ao sistema de recompensa, e tendo uma alternativa, que inclusive dá benefícios para o cliente, a sua transição é simples e sem dificuldade.

Como posso desistir do Cartão Saúda?

Pode desistir de um mês para o outro. Esta é a opção mais comum das nossas Farmácias, contudo pode também ficar com o Cartão Saúda e ter o seu da Loopfarma em simultâneo. Lembre-se é que se a taxa de utilização do Cartão Saúda for abaixo dos 10% ou dos 5% terá de pagar 50€ ou 100€ por mês, respectivamente, às Farmácias Portuguesas, o que é acima da mensalidade da Loopfarma.

Como recupero os pontos atribuídos neste mês se desistir do Cartão Saúda no próximo mês?

Não recupera, e a única forma de conseguir compensar é criar o máximo de cartões seus quando tiver a Loopfarma em funcionamento para fidelizar logo os clientes.

Como posso saber mais sobre o cartão da Loopfarma para a Farmácia?

Simples. Basta clicar aqui para agendar uma videochamada para ver em funcionamento e tirar as suas dúvidas.


Experimente a alternativa ao Cartão Saúda

A melhor forma é experimentar. Teste, teste, teste. Rapidamente vai descobrir todas as diferenças e perceber qual o melhor sistema para a sua Farmácia e para os seus clientes.

Esperamos que este guia lhe tenha ajudado a perceber as principais diferenças e como pode posicionar a sua Farmácia de forma mais competitiva e diferenciada.


Clique aqui para entrar em contacto sem compromisso.