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Farmácia Online: App ou Website? Posicionamento e Vantagens

Para ter a sua Farmácia Online há essencialmente duas formas para conseguir vender à distância:

  • App da Farmácia

  • Website da Farmácia

Mas estas duas plataformas têm posicionamentos e propósitos diferentes.

Neste artigo vamos explorar as diferenças entre ambos os canais com foco nas vantagens de cada um deles.


APP da Farmácia: Posicionamento e Vantagens

Não é por acaso que todas as grandes marcas (Fnac, Worten, Lidl, Continente, El Corte Ingles, …) lançaram as suas Apps nos últimos 3/4anos.

Tem a ver com o nível de conversão e o aumento da fidelização de clientes. A App serve para transformar um cliente de passagem num cliente recorrente.

  1. Posicionamento

Desta forma a App está mais direcionada para os clientes habituais da Farmácia.

Claro que se investir em Facebook ou Instagram Ads irá chegar a milhares de pessoas que podem descarregar a App e n compras (contudo não consegue partilhar links de produtos da sua App).

Mas de forma geral a App serve para satisfazer uma necessidade do cliente habitual da Farmácia: comprar com conforto, facilidade e rapidez na sua Farmácia em poucos cliques:

Tem uma receita médica? Envia e vai buscar quando tiver pronta.

Quer um produto mas a Farmácia não tem stock? Faz uma requisição para poder comprar o produto.

  1. Aumento da frequência de compra

A App tem como objetivo principal aumentar a frequência de compra e a proximidade da Farmácia com o cliente.

Para as Farmácias que têm como objetivo maximizar as vendas recorrentes a App é o meio ideal para se posicionar numa categoria diferente das restantes Farmácias.

Juntando à loja online o cartão da farmácia através da App, o cliente fica mais motivado ao saber o saldo que está a ganhar com as suas compras e utilizá-lo quando compra na loja física e online.

  1. Canal de comunicação direto

Uma das razões principais para as grandes marcas lançarem as suas Apps tem a ver com uma ferramenta de comunicação poderosa que só existe nas Apps: Notificações Push.

Estas são as notificações que recebemos das aplicações que temos instaladas no nosso smartphone.

Como os envios são gratuitos chegam a milhares de pessoas em segundos e sem qualquer custo.

Uma das estratégias que as marcas fazem para que os seus clientes instalem a sua App é terem descontos exclusivos para compras através da App.

Há lojas que fazem descontos apenas a pessoas que mostram a App instalada no seu telemóvel (bem jogado Levi's).

  1. Facilidade de compra

Com uma App o seu cliente não precisa de abrir o Chrome ou Safari, pesquisar a sua farmácia no Google e finalmente encontrá-la.

Bastam dois cliques para estar "dentro" da sua Farmácia e explorar tudo o que há de novidade.

Além disto a navegação, experiência de utilizador e vantagens de comunicações bidirecionais (chat e alertas de estados de encomenda) tornam a experiência de utilização mais completa e facilitada para o utilizador final.


Vejamos agora o posicionamento e as vantagens para a Farmácia com o seu Website.


Website da Farmácia: Posicionamento e Vantagens

Apesar da App ter grandes vantagens para o cliente e para a Farmácia, o seu Website tem igualmente muitos benefícios que ajudam a potenciar o alcance da Farmácia.

  1. Posicionamento

No caso do Website o seu posicionamento é distinto do da App.

O Website tem como objetivo chegar a novas pessoas e novos clientes. Enquanto que a App é mais direcionada para os seus clientes habituais, o Website será para chegar mais longe sem estar limitada pela sua área geográfica.

É claro que clientes habituais também podem comprar através do seu Website, mas o principal objetivo e propósito é aumentar o seu alcance a novos potenciais clientes.

  1. Pode ser encontrada no Google

Enquanto que a App apenas aparece nas pesquisas das lojas de aplicações, o seu website poderá aparecer para qualquer pessoa que pesquise por Farmácia Online nos motores de busca.

Mas não é só: pode ser encontrado sempre que uma pessoa procurar por um determinado produto ou medicamento e através de conteúdos de blog informativos.

Ao ter o Website da sua Farmácia Online e poder ser encontrada nas pesquisas do Google, aumenta as probabilidades de chegar a milhares de pessoas que de outra forma não consegue.

  1. Mais vendas a novos clientes

Como vimos anteriormente, ter o seu Website significa que qualquer pessoa pode encontrar a sua Farmácia.

Desta forma é normal que tenha mais vendas a novos clientes que encontram a sua Farmácia.

Todos os meses milhares de pesquisas são feitas por farmácia online em Portugal e centenas de milhares de visitas a outros Websites de Farmácias com loja online.

Não ter o seu Website da Farmácia significa que está a deixar espaço para outras Farmácias Online existirem e possivelmente chegarem a clientes que já são seus.

Se deseja aumentar as vendas a novos clientes este é o canal a apostar.

  1. Potenciar alcance através de Anúncios (Ads)

Com o seu Website consegue chegar a milhares de pessoas que de outra forma não consegue.

Neste momento a sua faturação e as suas vendas estão limitadas ao número de pessoas que existe na sua região. Para conseguir aumentar o número de clientes terá de sair ultrapassar os limites da sua loja física: tendo a sua Farmácia Online.

É aqui que entram os anúncios.

Ter o seu Website significa que pode criar anúncios de pesquisa Google (como vimos no artigo sobre como Potenciar a Farmácia com o seu Website) e aparecer em primeiro lugar quando uma pessoa pesquisa determinadas palavras-chave.

Além disto permite chegar a milhares de pessoas com Facebook e Instagram Ads. Com um baixo orçamento cria uma publicação ou storie patrocionado para publicitar o seu Website ou uma campanha e já está.


Conclusão

App e Website da Farmácia são dois canais muito diferentes e com objetivos próprios para a sua Farmácia chegar a outro nível.

Se quiser potenciar ao máximo a sua Farmácia Online, quer através do aumento da retenção de clientes, quer através de chegar a novas pessoas, ter App e Website torna a sua estratégia mais global e completa.

Na Loopfarma o nosso foco é fornecer à Farmácia a possibilidade de se conseguir diferenciar e alcançar os seus objetivos das diferentes formas possíveis.